Artigo

Lavagem de ouvidos: quando é necessário fazer?

O que é a cera de ouvido?

 

A cera de ouvido é uma substância produzida pelas glândulas ceruminosas localizadas na região mais externa do ouvido e ela não é sujeira como a maioria das pessoas acredita. A cera tem como função a proteção da pele de dentro do ouvido contra infecções (otites externas) de forma mecânica, mas também pela presença de substâncias antibacterianas e antifúngicas. Além disso ela também hidrata a pele do ouvido prevenindo coceiras e descamações.

Mas então por que remover a cera se ela é tão benéfica?

 

Em alguns casos a cera pode se acumular de uma forma excessiva, seja por excesso de produção, seja pela cera ter sido empurrada para o fundo do ouvido com o uso de cotonetes ou outros objetos.  A rolha de cerumen impactada pode causar diminuição de audição, zumbido, dor de ouvido e até mesmo tontura devendo ser removida para melhora dos sintomas.

Pacientes que fazem uso de aparelho auditivo muitas vezes necessitam de remoção de cera mesmo quando a quantidade não é tão grande para evitar microfonia (aquele apitinho agudo chato que as vezes o aparelho faz) e evitar o entupimento dos elementos do aparelho.

E como é feita a remoção da cera?

 

O método mais utilizado é a lavagem de ouvidos, em que a cera é removida utilizando seringas com água morna. É um procedimento bastante simples e indolor realizado no próprio consultório.  Algumas vezes quando a cera esta muito endurecida é necessário a utilização de agentes emolientes da cera antes da remoção como o cerumin por exemplo.

Alguns pacientes não podem realizar lavagem de ouvidos por terem perfurações timpânicas, nesses casos a remoção geralmente é realizada com uma cureta ou outros tipos de instrumentos também no consultório.

Como limpar os ouvidos em casa de forma correta?

 

Nesse caso quanto menos mexer melhor, o indicado é apenas limpar com a ponta do dedo na hora do banho e enxugar com a toalha. Não é recomendado o uso de cotonetes, tampas de caneta, grampos ou qualquer outro tipo de objeto para evitar acidentes como perfurações timpãnicas, lesões de conduto auditivo e até mesmo a formação de rolhas impactadas de cera.
Se você sentir desconforto nos ouvidos, perda de audição ou suspeitar de excesso de cera é essencial consultar um otorrinolaringologista. O profissional realizará uma avaliação completa e recomendará o tratamento adequado, que pode incluir a lavagem de ouvidos ou outros procedimentos.

Agende uma consulta e tire suas dúvidas sobre a lavagem de ouvidos ou outros cuidados com seus ouvidos e sua audição.

Compartilhe nossos artigos
na sua rede social!

Artigos Recentes:

homem com dor de ouvido

Por que meu ouvido dói?

Dor de ouvido   Pode parecer contraintuitivo, mas nem sempre uma dor de ouvido significa que seu ouvido está com uma infecção. Existem múltiplas causas

Leia mais »
Mulher sentada na cama se espreguiçando, ao fundo o sol esta nascendo por entre as cortinas, ela teve higiene do sono

Higiene do Sono

A maioria das pessoas acredita que dormir é algo natural e que não demanda nenhum tipo de esforço. No entanto, o nosso corpo necessita de

Leia mais »
Picture of Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

CRM SP 141025 - RQE 51191


Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves é médica otorrinolaringologista com formação clínica e cirúrgica, com ênfase em afecções do ouvido e audição, com mais de oito anos de experiência na área. Por ser mergulhadora tem experiência em atender mergulhadores com queixas de barotrauma, dificuldades para equalizar e otites de repetição.

Na Santa Casa de São Paulo formou-se em medicina em 2009. Na mesma instituição em 2012 concluiu residência médica em otorrinolaringologia, em 2014 cursou sub-especialização em otologia e em 2016 defendeu mestrado em pesquisa em cirurgia. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial (ABORL-CCF).

Atualmente Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves atua como otorrinolaringologista na clínica Otosalute e realiza cirurgias em hospitais conveniados. Trabalha em outros locais pelo SUS com reabilitação auditiva e otorrinolaringologia pediátrica.