logo

Artigo

Adenóide, afinal o que é isso?

A adenóide é um tecido linfóide, ou seja, um tecido de defesa do nosso corpo que produz anticorpos para nos defender de infecções. Ele se localiza na região da rinofaringe que é a região na parte de trás do nariz.

É normal ter esse tecido, no entanto, algumas vezes esse tecido cresce demais e começa a diminuir a passagem de ar nessa região. Isso pode causar alguns sintomas como roncos, respiração oral de suplência, obstrução nasal e sono inquieto. Esse crescimento exagerado da adenoide é mais frequente em pacientes pediátricos, geralmente até os 8 ou 9 anos de idade, mas pode, de forma mais rara, persistir na idade adulta também.

Quando a adenoide esta muito grande ela também pode obstruir os óstios das tubas auditivas, que é a comunicação que temos entre o nariz e os ouvidos, podendo levar a infecções de ouvido (otites médias agudas), diminuição de audição (otites médias com efusão) e zumbido.

O diagnóstico da hipertrofia de adenoide é realizado por meio de uma avaliação clínica completa com histórico médico, exame físico e as vezes algum exame complementar como exame de nasofibrolaringoscopia ou um raio x de cavum.

O tratamento irá depender de vários fatores como idade do paciente, tamanho da adenoide, intensidade dos sintomas e outras alterações que acompanham o quadro. Pode variar desde acompanhamento clínico, tratamento medicamentos e mudanças de hábitos até indicação de cirurgia (adenoidectomia). A adenoidectomia é um procedimento cirúrgico comum para remover a adenoide. É uma cirurgia segura e eficaz que traz alívio dos sintomas e melhora importante da qualidade de vida do paciente.

Compartilhe nossos artigos
na sua rede social!

Artigos Recentes:

Nasofibrolaringoscopia

O que é a nasofibrolaringoscopia? A nasofibrolaringoscopia é um exame que os otorrinolaringologistas fazem para analisar as estruturas do nariz, garganta e laringe. É um

Leia mais »
Picture of Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

CRM SP 141025 - RQE 51191


Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves é médica otorrinolaringologista com formação clínica e cirúrgica, com ênfase em afecções do ouvido e audição, com mais de oito anos de experiência na área. Por ser mergulhadora tem experiência em atender mergulhadores com queixas de barotrauma, dificuldades para equalizar e otites de repetição.

Na Santa Casa de São Paulo formou-se em medicina em 2009. Na mesma instituição em 2012 concluiu residência médica em otorrinolaringologia, em 2014 cursou sub-especialização em otologia e em 2016 defendeu mestrado em pesquisa em cirurgia. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial (ABORL-CCF).

Atualmente Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves atua como otorrinolaringologista na clínica Otosalute e realiza cirurgias em hospitais conveniados. Trabalha em outros locais pelo SUS com reabilitação auditiva e otorrinolaringologia pediátrica.