Artigo

Como facilitar a comunicação com pessoas com perda de audição?

A comunicação clara e efetiva é primordial para a vida em sociedade e para a qualidade de vida. Dessa maneira como fazer para facilitar a comunicação com pessoas com perda de audição?

Inicialmente temos que identificar que tipo de comunicação essa pessoa utiliza para poder escolher a melhor forma de comunicação. Apesar de muitas pessoas acreditarem que todos os deficientes auditivos utilizam linguagem de sinais para se comunicar, isso não é uma verdade. Temos uma imensa população que utiliza outros modos de comunicação como a leitura orofacial e a comunicação oral, como a maioria dos usuários de aparelhos auditivos.

Mesmo com uso de próteses auditivas a audição não fica exatamente como a audição de alguém que ouve normalmente. Então pode ser necessário utilizar alguns recursos que facilitam a comunicação:

1-Evite ambientes ruidosos, pois ele prejudica o entendimento dos sons da fala

2-Sente-se mais próximo da pessoa

3-Fale com o rosto de frente, olhando para a pessoa, isso favorece a leitura orofacial

4-Não cubra a boca, evite usar máscaras

5-Tenha uma boa articulação de fala, fale em tom natural, não é necessário gritar

6- Se necessário reformule a pergunta ou afirmação se achar que não ficou claro

7- Se necessário utilize auxílio da escrita ou de outros recursos visuais

Com o uso desses recursos e um pouco de empatia e compreensão é possível se comunicar com a maioria das pessoas com deficiência auditiva que são oralizadas.

Compartilhe nossos artigos
na sua rede social!

Artigos Recentes:

Desenho anatomico de um nariz mostrando onde ficam os cornetos nasais

Cornetos Nasais

O que são os cornetos nasais? Os cornetos nasais, também conhecidos por conchas nasais (ou ainda pelo nome popular de carne esponjosa) são estruturas ósseas

Leia mais »
Picture of Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

CRM SP 141025 - RQE 51191


Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves é médica otorrinolaringologista com formação clínica e cirúrgica, com ênfase em afecções do ouvido e audição, com mais de oito anos de experiência na área. Por ser mergulhadora tem experiência em atender mergulhadores com queixas de barotrauma, dificuldades para equalizar e otites de repetição.

Na Santa Casa de São Paulo formou-se em medicina em 2009. Na mesma instituição em 2012 concluiu residência médica em otorrinolaringologia, em 2014 cursou sub-especialização em otologia e em 2016 defendeu mestrado em pesquisa em cirurgia. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial (ABORL-CCF).

Atualmente Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves atua como otorrinolaringologista na clínica Otosalute e realiza cirurgias em hospitais conveniados. Trabalha em outros locais pelo SUS com reabilitação auditiva e otorrinolaringologia pediátrica.