Artigo

Cornetos Nasais

Desenho anatomico de um nariz mostrando onde ficam os cornetos nasais

O que são os cornetos nasais?

Os cornetos nasais, também conhecidos por conchas nasais (ou ainda pelo nome popular de carne esponjosa) são estruturas ósseas recobertas por tecido mucoso que se localizam dentro do nariz. Essas estruturas são muito importantes para umidificar, aquecer, filtrar e direcionar o ar que inalamos e assim preparar o ar para a entrada dentro dos pulmões. A maioria das pessoas possui 3 cornetos de cada lado do nariz, o inferior, o médio e o superior. A cabeça do corneto inferior é aquela bolinha cor de rosa que conseguimos ver quando levantamos a ponta do nariz e olhamos lá pra dentro, mas ele segue bem lá pra dentro até o fundo do nariz.

Por que eles aumentam de tamanho?

Os cornetos podem ter seu tamanho aumentado devido inflamação crônica ou aguda. A causa mais frequente de aumento dos cornetos é a rinite, que pode ser alérgica ou não alérgica, mas outras causas também podem levar ao seu aumento como sinusites de repetição, resfriados, alterações anatômicas ou vasculares.

Quais são os sintomas?

Associado ao desvio septal, o aumento dos cornetos é a principal causa de obstrução nasal na idade adulta. Além da obstrução nasal, pode causar respiração oral, roncos, congestão nasal, aumento da secreção nasal, diminuição do olfato e dificuldade para realizar exercícios físicos aeróbicos.

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

O diagnóstico pode ser feito durante a consulta com o otorrinolaringologista pela história clínica, exame físico com rinoscopia e por exames complementares como a nasofibrolaringoscopia ou tomografia de seios da face.

O tratamento varia bastante de acordo com a causa e do quanto ele esta influenciado nas atividades do dia-a-dia. Ele pode variar desde tratamento clínico com medicações e alterações de hábitos, como por exemplo um controle adequado da rinite alérgica, até cirurgia nos casos refratários. A cirurgia para redução do tamanho dos cornetos se chama turbinectomia ou turbinoplastia e geralmente é feita em conjunto com a septoplastia, que é a cirurgia para correção do desvio de septo nasal.

Compartilhe nossos artigos
na sua rede social!

Artigos Recentes:

homem com dor de ouvido

Por que meu ouvido dói?

Dor de ouvido   Pode parecer contraintuitivo, mas nem sempre uma dor de ouvido significa que seu ouvido está com uma infecção. Existem múltiplas causas

Leia mais »
Mulher sentada na cama se espreguiçando, ao fundo o sol esta nascendo por entre as cortinas, ela teve higiene do sono

Higiene do Sono

A maioria das pessoas acredita que dormir é algo natural e que não demanda nenhum tipo de esforço. No entanto, o nosso corpo necessita de

Leia mais »
Picture of Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

CRM SP 141025 - RQE 51191


Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves é médica otorrinolaringologista com formação clínica e cirúrgica, com ênfase em afecções do ouvido e audição, com mais de oito anos de experiência na área. Por ser mergulhadora tem experiência em atender mergulhadores com queixas de barotrauma, dificuldades para equalizar e otites de repetição.

Na Santa Casa de São Paulo formou-se em medicina em 2009. Na mesma instituição em 2012 concluiu residência médica em otorrinolaringologia, em 2014 cursou sub-especialização em otologia e em 2016 defendeu mestrado em pesquisa em cirurgia. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial (ABORL-CCF).

Atualmente Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves atua como otorrinolaringologista na clínica Otosalute e realiza cirurgias em hospitais conveniados. Trabalha em outros locais pelo SUS com reabilitação auditiva e otorrinolaringologia pediátrica.