O que são os cornetos nasais?
Os cornetos nasais, também conhecidos por conchas nasais (ou ainda pelo nome popular de carne esponjosa) são estruturas ósseas recobertas por tecido mucoso que se localizam dentro do nariz. Essas estruturas são muito importantes para umidificar, aquecer, filtrar e direcionar o ar que inalamos e assim preparar o ar para a entrada dentro dos pulmões. A maioria das pessoas possui 3 cornetos de cada lado do nariz, o inferior, o médio e o superior. A cabeça do corneto inferior é aquela bolinha cor de rosa que conseguimos ver quando levantamos a ponta do nariz e olhamos lá pra dentro, mas ele segue bem lá pra dentro até o fundo do nariz.
Por que eles aumentam de tamanho?
Os cornetos podem ter seu tamanho aumentado devido inflamação crônica ou aguda. A causa mais frequente de aumento dos cornetos é a rinite, que pode ser alérgica ou não alérgica, mas outras causas também podem levar ao seu aumento como sinusites de repetição, resfriados, alterações anatômicas ou vasculares.
Quais são os sintomas?
Associado ao desvio septal, o aumento dos cornetos é a principal causa de obstrução nasal na idade adulta. Além da obstrução nasal, pode causar respiração oral, roncos, congestão nasal, aumento da secreção nasal, diminuição do olfato e dificuldade para realizar exercícios físicos aeróbicos.
Como é feito o diagnóstico e tratamento?
O diagnóstico pode ser feito durante a consulta com o otorrinolaringologista pela história clínica, exame físico com rinoscopia e por exames complementares como a nasofibrolaringoscopia ou tomografia de seios da face.
O tratamento varia bastante de acordo com a causa e do quanto ele esta influenciado nas atividades do dia-a-dia. Ele pode variar desde tratamento clínico com medicações e alterações de hábitos, como por exemplo um controle adequado da rinite alérgica, até cirurgia nos casos refratários. A cirurgia para redução do tamanho dos cornetos se chama turbinectomia ou turbinoplastia e geralmente é feita em conjunto com a septoplastia, que é a cirurgia para correção do desvio de septo nasal.