Artigo

Lavagem de ouvidos: quando é necessário fazer?

O que é a cera de ouvido?

 

A cera de ouvido é uma substância produzida pelas glândulas ceruminosas localizadas na região mais externa do ouvido e ela não é sujeira como a maioria das pessoas acredita. A cera tem como função a proteção da pele de dentro do ouvido contra infecções (otites externas) de forma mecânica, mas também pela presença de substâncias antibacterianas e antifúngicas. Além disso ela também hidrata a pele do ouvido prevenindo coceiras e descamações.

Mas então por que remover a cera se ela é tão benéfica?

 

Em alguns casos a cera pode se acumular de uma forma excessiva, seja por excesso de produção, seja pela cera ter sido empurrada para o fundo do ouvido com o uso de cotonetes ou outros objetos.  A rolha de cerumen impactada pode causar diminuição de audição, zumbido, dor de ouvido e até mesmo tontura devendo ser removida para melhora dos sintomas.

Pacientes que fazem uso de aparelho auditivo muitas vezes necessitam de remoção de cera mesmo quando a quantidade não é tão grande para evitar microfonia (aquele apitinho agudo chato que as vezes o aparelho faz) e evitar o entupimento dos elementos do aparelho.

E como é feita a remoção da cera?

 

O método mais utilizado é a lavagem de ouvidos, em que a cera é removida utilizando seringas com água morna. É um procedimento bastante simples e indolor realizado no próprio consultório.  Algumas vezes quando a cera esta muito endurecida é necessário a utilização de agentes emolientes da cera antes da remoção como o cerumin por exemplo.

Alguns pacientes não podem realizar lavagem de ouvidos por terem perfurações timpânicas, nesses casos a remoção geralmente é realizada com uma cureta ou outros tipos de instrumentos também no consultório.

Como limpar os ouvidos em casa de forma correta?

 

Nesse caso quanto menos mexer melhor, o indicado é apenas limpar com a ponta do dedo na hora do banho e enxugar com a toalha. Não é recomendado o uso de cotonetes, tampas de caneta, grampos ou qualquer outro tipo de objeto para evitar acidentes como perfurações timpãnicas, lesões de conduto auditivo e até mesmo a formação de rolhas impactadas de cera.
Se você sentir desconforto nos ouvidos, perda de audição ou suspeitar de excesso de cera é essencial consultar um otorrinolaringologista. O profissional realizará uma avaliação completa e recomendará o tratamento adequado, que pode incluir a lavagem de ouvidos ou outros procedimentos.

Agende uma consulta e tire suas dúvidas sobre a lavagem de ouvidos ou outros cuidados com seus ouvidos e sua audição.

Compartilhe nossos artigos
na sua rede social!

Artigos Recentes:

Desenho anatomico de um nariz mostrando onde ficam os cornetos nasais

Cornetos Nasais

O que são os cornetos nasais? Os cornetos nasais, também conhecidos por conchas nasais (ou ainda pelo nome popular de carne esponjosa) são estruturas ósseas

Leia mais »
Picture of Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

CRM SP 141025 - RQE 51191


Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves é médica otorrinolaringologista com formação clínica e cirúrgica, com ênfase em afecções do ouvido e audição, com mais de oito anos de experiência na área. Por ser mergulhadora tem experiência em atender mergulhadores com queixas de barotrauma, dificuldades para equalizar e otites de repetição.

Na Santa Casa de São Paulo formou-se em medicina em 2009. Na mesma instituição em 2012 concluiu residência médica em otorrinolaringologia, em 2014 cursou sub-especialização em otologia e em 2016 defendeu mestrado em pesquisa em cirurgia. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial (ABORL-CCF).

Atualmente Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves atua como otorrinolaringologista na clínica Otosalute e realiza cirurgias em hospitais conveniados. Trabalha em outros locais pelo SUS com reabilitação auditiva e otorrinolaringologia pediátrica.