Artigo

Por que dormir bem é tão importante??

Algumas pessoas pensam que as horas que passamos dormindo são uma perda de tempo. Não é para menos, se formos pensar que devemos dormir em média 8 horas por dia, vamos passar um terço de nossas vidas dormindo. Mas todo mundo que já passou uma noite em claro sabe intuitivamente que o dia seguinte é bastante sofrido. Fadiga, sonolência, mau humor: essas são apenas algumas das alterações que um sono de má qualidade ou em menor quantidade pode causar.

Vamos ver a seguir quais são as funções que um sono de qualidade e numa quantidade correta de horas pode fazer pelo nosso corpo:

1. Conservação de energia e recuperação do corpo: Durante o sono diversos processos de regeneração e reparação celular, ajudando na cura de tecidos danificados e na melhora do funcionamento dos órgãos. O crescimento muscular e a síntese proteíca também ocorre mais nesse momento do dia.

2. Limpeza de metabólitos tóxicos no cérebro: Estudos recentes sugerem que durante o sono o sistema glinfático consegue remover substâncias tóxicas em excesso, como por exemplo a proteína beta amilóide que é uma das causadoras da doença de Alzheimer. Portanto um sono de qualidade é essencial para prevenção de doenças neurodegenerativas e no envelhecimento.

3. Neuroplasticidade e aprendizado: É durante o sono que consolidamos o aprendizado do dia. Sem um sono de qualidade o que aprendemos durante o dia não é transformado de memória de curto prazo em memória de longo prazo.

4. Melhora do sistema imunológico: O sono é essencial para a formação de anticorpos, sem ele o corpo fica mais suscetível a infecções e doenças auto imunes.

5. Melhora das funções executivas: Quando não há uma boa noite de sono há um prejuízo importante na capacidade de tomada de decisões, manutenção de foco e atenção e memória de trabalho. Isso pode prejudicar o desempenho acadêmico e profissional.

6. Regulação emocional: Sem uma boa noite de sono as pessoas se tornam mais impulsivas, com maior labilidade emocional. O sono de qualidade é primordial na prevenção de depressão e ansiedade.

7. Regulação hormonal: Tanto a insônia quanto a apnéia obstrutiva do sono pode afetar os níveis de diversos hormônios. O cortisol que é um hormônio associado ao estresse está aumentado durante a noite levando a alterações cardiovasculares e no metabolismo do açúcar. Também há alteração dos hormônios relacionados a saciedade como a leptina e a grelina, levando a maior ingesta alimentar e ganho de peso.

8. Disfunção endotelial e inflamação: Pacientes que dormem mal devido as alterações hormonais e a hipóxia (oxigênio baixo no sangue) ficam com a parede dos vasos mais inflamadas levando a maior prevalência de aterosclerose e suas consequências como AVCs e infartos.

9. Crescimento e desenvolvimento de crianças: No caso das crianças o sono profundo é extremamente importante para a liberação de GH, que é o hormônio do crescimento, sem uma quantidade adequada desse hormônio a criança irá crescer menos do que sua genética previa.

Portanto, como podemos observar uma boa noite de sono é primordial para a prevenção de doenças cardiovasculares (AVCs e infartos), depressão, ansiedade, doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer), diabetes, sobrepeso e obesidade. Além de melhorar o bem estar de forma geral.

Algumas doenças como a apnéia obstrutiva do sono, a insônia e a privação de sono podem levar a um prejuízo na qualidade ou na quantidade de sono. Porém todas elas possuem tratamentos que podem levar a uma vida mais saudável, feliz e produtiva. Os tratamentos variam bastante de acordo com o quadro clínico do paciente e podem incluir: higiene do sono adequada, medicações, cirurgias, utilização de aparelhos (como CPAP ou aparelhos intraorais), terapia cognitivo comportamental, entre outros.

Depois desse texto já deu para perceber por que dormir bem é tão importante. Então se você acredita que não esta dormindo tão bem quanto deveria agende uma consulta para podermos avaliar e direcionar para o melhor tratamento para o seu caso.

Compartilhe nossos artigos
na sua rede social!

Artigos Recentes:

homem com dor de ouvido

Por que meu ouvido dói?

Dor de ouvido   Pode parecer contraintuitivo, mas nem sempre uma dor de ouvido significa que seu ouvido está com uma infecção. Existem múltiplas causas

Leia mais »
Mulher sentada na cama se espreguiçando, ao fundo o sol esta nascendo por entre as cortinas, ela teve higiene do sono

Higiene do Sono

A maioria das pessoas acredita que dormir é algo natural e que não demanda nenhum tipo de esforço. No entanto, o nosso corpo necessita de

Leia mais »
Picture of Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

Dra. Ísis Rocha Dias Gonçalves

CRM SP 141025 - RQE 51191


Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves é médica otorrinolaringologista com formação clínica e cirúrgica, com ênfase em afecções do ouvido e audição, com mais de oito anos de experiência na área. Por ser mergulhadora tem experiência em atender mergulhadores com queixas de barotrauma, dificuldades para equalizar e otites de repetição.

Na Santa Casa de São Paulo formou-se em medicina em 2009. Na mesma instituição em 2012 concluiu residência médica em otorrinolaringologia, em 2014 cursou sub-especialização em otologia e em 2016 defendeu mestrado em pesquisa em cirurgia. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial (ABORL-CCF).

Atualmente Dra Ísis Rocha Dias Gonçalves atua como otorrinolaringologista na clínica Otosalute e realiza cirurgias em hospitais conveniados. Trabalha em outros locais pelo SUS com reabilitação auditiva e otorrinolaringologia pediátrica.