Provavelmente você já deve ter ouvido de algum médico, seja o otorrinolaringologista, pediatra ou mesmo o clínico geral que você deve lavar o nariz. Mas como escolher a melhor forma de lavar o nariz?
Atualmente com tantos dispositivos diferentes no mercado se torna até difícil escolher qual o melhor método, mas na verdade o melhor método é o que você se adaptar melhor e isso é bastante pessoal.
Mas qual a importância de lavar o nariz?
O nosso nariz atua como um filtro do ar que respiramos. Ele limpa, umidifica e esquenta o ar que depois será direcionado para os pulmões. Porém em certas condições de saúde ou condições climáticas ele pode precisar de um pouco de ajuda para conseguir realizar essas funções de forma adequada. Por exemplo: quando a umidade do ar fica muito baixa ela causa um ressecamento das mucosas e a formação de crostas nasais, além de deixar a secreção nasal mais espessa. A lavagem nasal com soro melhora essas condições. Outro exemplo seria para remoção de partículas de poluição para pacientes que moram em locais muito poluídos ou ainda para remoção de substâncias irritativas ou causadoras de alergia para pacientes alérgicos.
A lavagem nasal melhora a função do clearance mucociliar. O clearance mucociliar seria uma auto limpeza que o nariz faz com o batimento de pequenos cílios das células da mucosa nasal. Esses cílios movimentam o muco nasal de anterior para posterior se livrando de partículas e corpos estranhos que foram filtrados pelo nariz. A lavagem nasal vai auxiliar o corpo a realizar esse mecanismo de defesa de forma mais facilitada.
Outras vantagens da lavagem seria a limpeza mecânica do excesso de muco e crostas, a diminuição da viscosidade do muco, diminuição do edema da mucosa e a remoção de antígenos e biofilmes.
Em quais situações a lavagem nasal é indicada?
As indicações mais frequentes são:
-Higiene nasal/umidificação
-Rinite alérgica e não alérgica
-Rinossinusite bacteriana e viral
-Adenoidite
-Pós operatórios de cirurgias nasais
–Sangramentos nasais causados por ressecamento de mucosa
Mas como a lavagem nasal não possui contra indicações ela pode ser realizada por qualquer pessoa de qualquer idade apenas com adaptações das técnicas.
Qual solução utilizar?
Pode-se utilizar soro fisiológico isotônico (com concentração de 0,9%) ou soluções hipertônicas (com concentração de 3%). A solução mais utilizada é a isotônica devido maior conforto e tolerância dos pacientes. A solução hipertônica, apesar de ajudar a reduzir bastante o edema das mucosas nasais, pode causar irritação em alguns pacientes e deve ser indicada caso a caso pelo médico.
Por outro lado as soluções isotônicas, o famoso soro fisiológico pode ser usado sem ressalvas. Ele pode ser comprado pronto em garrafas nas farmácias ou pode ser feito em casa. Hoje em dia também já podem ser encontrados sachês para misturar com água filtrada em casa.
O soro caseiro para lavagem nasal é feito da seguinte forma:
-250 ml de água filtrada ou fervida
-1 colher de café rasa de sal (2,1 gramas)
-1 colher de café rasa de bicarbonato (1,59 gramas)
A temperatura do soro deve ser ambiente ou levemente aquecida, evitar usar soro gelado por causar maior reatividade das mucosas nasais.
Orientações gerais para a lavagem
1-Independente do tipo de dispositivo escolhido para a lavagem deve-se inclinar o corpo e a cabeça para a frente em cima da pia para facilitar a saída do soro e para evitar que o soro escorra em direção a garganta causando engasgos e náusea
2- Garanta o vedamento completo do dispositivo na narina tomando cuidado para não encostar no septo nasal (inclinar a ponta do dispositivo em direção ao canto externo do olho do mesmo lado)
3-Manter a respiração somente pela boca
4-A pressão para instilação do soro deve ser sempre suave e devagar, não é necessário lavar muito rápido: a idéia é usar muito volume e pouca pressão para evitar que o soro cause desconfortos e vá para os ouvidos
5- Após a lavagem assoar o nariz de forma delicada, uma narina por vez, para não aumentar a pressão atrás dos ouvidos e jogar soro para os ouvidos. Se a criança ainda não souber assoar o nariz, vale a pena utilizar um aspirador nasal após a lavagem para desobstruir o nariz do resto de soro e secreção.
Tipos de dispositivos de lavagem nasal
1-Seringa
Método muito barato e amplamente disponível. Pode-se utilizar as seringas normais descartáveis de injeção sem a agulha, ou seringas já próprias para lavagem com bicos arredondados e decorados para crianças. Uma das vantagens é a disponibilidade de vários tamanhos diferentes podendo se adaptar o tamanho da seringa ao tamanho e idade da criança. Para adultos geralmente é indicado o uso de seringas de 20 ml.
2- Garrafinha
São garrafinhas de plástico para lavagem nasal. Atualmente já existem de diversas marcas, o preço é um pouco mais elevado do que as seringas. A vantagem desse método é o maior volume para a lavagem, já que as garrafinhas para adultos comportam 240 ml, portanto se utiliza 120 ml em cada narina. Com esse volume de soro é possível remover até as secreções e crostas mais espessas e difíceis de sair como em pós operatórios e durante uma infecção nasal.
3-Lota ou neti pot
A lota é um bulezinho de barro, porcelana ou de vidro. Ele é utilizado para realizar o jala neti, que nada mais é do que uma limpeza nasal com água morna e sal utilizada tradicionalmente pelos iogues indianos para purificação e tratamento de males respiratórios. O jala neti é um dos 6 procedimentos de purificação ou shatkarmas que são utilizados na medicina ayurvédica para o equilíbrio dos doshas. De todos os dispositivos para lavagem nasal é um dos mais seguros pois não utiliza nenhuma pressão além da gravidade que faz com que o soro passe de uma narina até o outro lado.
4-Soro em jato contínuo
O soro em jato contínuo é um soro que vem numa embalagem aerossol e fornece uma névoa de soro. A vantagem é a praticidade para realizar uma umidificação do nariz fora de casa sem acesso a pias ou banheiros. A desvantagem é o preço elevado e a quantidade de soro, que é muito pouco para uma limpeza efetiva de secreções, partículas e crostas nasais. Ele é bom para umidificação apenas e não lavagem propriamente dita.
5- Conta gotas
Assim como o dispositivo em jato contínuo o conta gotas é bom apenas para umidificação nasal devido o volume de soro ser muito pequeno. Pode ser utilizado para bebes pequenos e para diluição de algumas medicações que se quer colocar no nariz.